Garopaba / Ferrugem / Rosa / Pinheira / G. Embaú / Capão da Canoa / Tramandaí / Cidreira / Gamboa

 

História

Atrações 

Eventos

Hotéis

Imobiliárias

Restaurantes

Bares e Lancherias

Informações

Museus

Parque Osório

Utilidade Pública

Fotos

Central de Reservas

 

Tramandaí, desde o século 18 servia de passagem para os que demandavam Laguna, centro regional, vindos do sul, ou que de São Paulo procuravam a então Colônia de Sacramento. Aventureiros, escravagistas paulistas em procura de índios, jesuítas espanhóis e soldados transitavam por tais paragens. No Rio Tramandaí, desde 1738, havia a “Guarda do Registro”, que controlava as mercadorias e tropas de gado que passavam pelo rio, cobrando uma espécie de pedágio.

O povoado de Tramandaí, no entanto, inicia-se oficialmente em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro ganha uma sesmaria que inclui essa região, e que se denominou “Paragem das Conchas”. Inicialmente, às margens do rio, surgiram ranchinhos de palha de tiririca-brejo, que os agricultores e forasteiros erguiam para a temporada da pesca. Com o tempo o povoado foi crescendo, sendo que em 1906 Tramandaí já era um balneário com cerca de 80 casas, ranchos de palha e casinhas de madeira cobertas de palha. Já funcionavam ali os hotéis da Saúde e Sperb. O peixe abundante tornou-se uma fonte de renda, ao lado do veraneio. Em 1908 foi construída a primeira capela na vila, denominada Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 1939 é construída uma estrada de acesso a Tramandaí. A partir de então a vila começa a se desenvolver. Em 1968 é inaugurado o terminal da Petrobrás (TEDUT).

Tramandaí vai crescendo. Com a construção de novas casas para veranistas o setor de construção recebeu um grande incremento, empregando grande parte dos moradores locais. Surgiu um comércio dirigido aos veranistas. Passou então a existir uma Tramandaí de verão, onde tudo gira em torno do veraneio, e uma Tramandaí de todo o ano, tranqüila, acolhendo os seus residentes fixos.

Hoje Tramandaí é uma cidade com uma população de 35.000 habitantes, que chega a receber 350.000 veranistas no verão.